No discurso no ato público de posse o provedor referiu as dificuldades do mandato e as prioridades para o futuro.
AGRADECIMENTOS
O Provedor agradeceu aos colegas dos órgãos sociais que estiveram no
mandato que acabou e salientou a vontade de todos na continuação do
trabalho para mais um mandato, mostrando- se reconhecido pelo grau de
votação das eleições que demonstra reconhecimento pelo trabalho feito e
confiança no futuro.
DIFICULDADES
O Provedor referiu as
dificuldades do mandato anterior e a satisfação de ter chegado ao fim
com as contas equilibradas, verificando-se saldo positivo todos os
meses.
UCC – «Esteve abandonada pelo empreiteiro mais de três anos.
Colocamos a unidade em funcionamento e ultrapassamos as dificuldades
financeiras da exploração.
CRECHE- «Após o arranque do mandato, e
com a creche sempre a gerar saldo negativo, e a pensar que a valência
poderia ter de fechar por falta de crianças e prejuízos agravados,
chegamos ao fim do mandato com a satisfação de ver a lotação esgotada
com 42 alunos e com lista de espera que não podemos resolver.»
Disse ser um problema que complica a vida às crianças e às famílias e que deve merecer a melhor ajuda das entidades locais.
LAR -«Temos 80 utentes, alguns a viverem nesta casa há mais de 20 anos.
Temos uma baixa comparticipação média e uma despesa por utentes também
abaixo da média oficial. É muito difícil porque precisamos de bons
serviços, e garantimo-los, mas é preciso conseguir um saldo para
responder à necessidade de requalificação de um edifício com 40 anos.»
BAIXA COMPARTICIPAÇÃO DO ESTADO
O Provedor salientou um problema geral que tem a ver
com uma comparticipação do Estado igual para todo o país. Sendo
Montalegre um dos concelhos com menos de metade do poder de compra da
média nacional (isto, é, onde as pessoas ganham menos), «como é que a
Misericórdia recebe o mesmo valor que é dado para instituições em
regiões ricas, e onde as pessoas podem pagar mais?»
110.000 EUROS EM AQUECIMENTO
«Para além de todos os problemas temos mais a despesa
colossal de aquecimento. Só no lar e na creche são 85 mil euros em
gasóleo. As mesmas instalações em Braga ou no Porto não gastam metade
deste valor e recebem o mesmo da Segurança Social.»
PRIORIDADES:
Seguidamente o Provedor referiu as prioridades do mandato:
MELHORES SERVIÇOS
O Provedor salientou a necessidade de melhorar permanentemente a
qualidade dos serviços prestados, a formação, qualificação e valorização
dos recursos humanos, indispensáveis a um bom funcionamento.
95 FUNCIONÁRIO
A Misericórdia passou num ano de 43 para 95 funcionários. «Somos uma
instituição importante pelo serviço social, pelo emprego que cria, e
pela dinamização da economia local.»
REQUALIFICAÇÃO DOS EDIFÍCIOS
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
«Submetemos uma candidatura para o lar e outra para a creche ao Norte
2020 para revestimento dos edifícios, das coberturas, substituição das
caixilharias, lâmpadas leeds e sistema de aquecimento a gás natural.
Trata-se de uma necessidade imperiosa de beneficiação dos edifícios para
conforto dos utentes, e a sua aprovação iria diminuir os gastos de
aquecimento.»
PROGRAMA PARES
«Temos um projeto de
beneficiação interior e remodelação do mobiliário do lar do edifício
antigo. Veremos se conseguimos enquadrar este investimento na abertura
de concurso de candidaturas que está previsto.»
AGRADECIMENTO A TODOS
Finalmente o Provedor agradeceu a todos os funcionários, às entidades e
aos Irmãos, pedindo um apoio coincidente com as responsabilidades que a
instituição assume no concelho de Montalegre pelo serviço social, de
educação e de saúde que presta, mas também por ser o maior empregador
depois da Câmara Municipal.