Ação de Saúde Oral no Lar S. José

Ação de Saúde Oral no Lar S. José

higiene oral

Os residentes do Lar S. José, receberam na manhã desta quarta-feira, uma ação de sensibilização à saúde oral, realizada pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), do Centro de Saúde de Montalegre, ministrada pela enfermeira Carmo Soqueiro.

Foram transmitidos alguns ensinamentos práticos de prevenção na saúde e a importância da higiene oral na promoção da qualidade de vida.

No núcleo atento de utentes, encontram-se bons exemplos, como é o caso da D. Piedade que já passou dos 80 anos, e tem brio em dizer que “lavo os dentes todos os dias, logo que me levanto, e sempre, depois das refeições. Conservo quase todos os dentes, só me faltam dois.” Afirma.

Para Adriana Monteiro, Técnica Superior de Educação Social, esta iniciativa “é muito bem-vinda ao Lar S. José, uma vez que acaba por reforçar as boas práticas na higiene oral, vincando a importância que têm para uma melhor qualidade de vida.”

A UCC passou hoje no Lar S. José, deixando conselhos uteis para a Saúde Oral, como as boas práticas diárias e a informação de que, o cheque-dentista, pode estar disponível para alguns dos idosos (que reúnam as condições) reduzindo assim o custo no tratamento dentário.