geral@misericordiamontalegre.pt             276 512 266             Siga-nos Facebook

Notícias

29 Abril, 2018

UCC INAUGURADA “ESTA OBRA DEVE-SE À CÂMARA MUNICIPAL”

Foi inaugurada hoje a UCC. Na Câmara foi assinado o Acordo de Cooperação com o Governo, seguindo-se a bênção das instalações e visita à unidade.
Na sua intervenção, o Provedor salientou o decurso da obra, o financiamento e a importância para a economia local.

SENHOR ARCIPRESTE LEMBRADO
COMO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL TAMBÉM, QUERO AGRADECER A VOSSA PRESENÇA, E À SENHORA SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAÚDE PELA VISITA, E TAMBÉM PELO MOTIVO QUE A TODOS NOS TRÁS AQUI.
ASSINAMOS HOJE, NA CASA DE TODOS OS BARROSÕES, COM O EMPENHO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA, O ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA FINANCIAMENTO DA UCC, QUE HÁ MUITO AGUARDAVA O ENCERRAMENTO DA OBRA. OBRA ESSA QUE FOI LANÇADA PELO PROVEDOR ABEL AFONSO MAS QUE TINHA VISTO O SEU PROCESSO INICIADO COM O PROVEDOR MANUEL PEREIRA, CUMPRINDO-SE HOJE TAMBÉM UM DESEJO E UMA SATISFAÇÃO DO REFUNDADOR DA MISERICÓRDIA, O P. JOSÉ ALVES, O SENHOR ARCIPRESTE, RECONHECENDO A TODOS O SEU GRANDE EMPENHO AO SERVIÇO DA INSTITUIÇÃO.
INVESTIMENTO TOTAL DE 3,5 MILHÕES DE EUROS COM APOIO DA CÂMARA
A UNIDADE QUE HOJE VAMOS INAUGURAR, CONSTRUÍDA EM TERRENO DA MISERICÓRDIA, FOI ADJUDICADA POR 2.850 MIL EUROS. O EMPREITEIRO APRESENTOU 149 MIL EUROS DE TRABALHOS A MAIS E FORAM REALIZADAS OUTRAS OBRAS DIVERSAS PELA MISERICÓRDIA NO VALOR DE 140 MIL EUROS, A QUE ACRESCE O MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTO COM CERCA DE 350 MIL EUROS. A ARS-NORTE FINANCIOU 750 MIL EUROS E O RESTANTE É PAGO PELA CÂMARA MUNICIPAL, COM BASE NUM PROTOCOLO CELEBRADO EM 2011 E QUE FOI APROVADO NO EXECUTIVO, MAS TAMBÉM NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL, POR UNANIMIDADE.
GOVERNO CONCEDE 977 MIL EUROS/ANO PARA FUNCIONAMENTO.

AGRADEÇO, PORTANTO, AO GOVERNO, QUE FINANCIOU A OBRA, E AGORA O FUNCIONAMENTO DA UNIDADE, ATÉ 977 MIL EUROS/ANO, SALIENTANDO O GRANDE ESFORÇO DA AUTARQUIA, PORQUE É À CÂMARA QUE SE DEVE ESTA OBRA.

40 POSTOS DE TRABALHO

ESTA UNIDADE, QUE VAI ACOLHER 40 UTENTES, PARA ALÉM DO SERVIÇO DE SAÚDE E APOIO SOCIAL QUE PRESTA, DÁ À ECONOMIA LOCAL 40 NOVOS POSTOS DE TRABALHO DIRETOS, A AUMENTAR AOS ATUAIS 52 DA MISERICÓRDIA.
ESTA OBRA, QUE TEVE TAMBÉM O APOIO TÉCNICO DA CÂMARA E FOI ACOMPANHADA PELO SENHOR ENG. ÁLVARES PEREIRA, A QUEM QUERO AGRADECER PELA DISPONIBILIDADE E COMPETÊNCIA, ESTAVA PRATICAMENTE CONCLUÍDA QUANDO FOI ABANDONADA PELO EMPREITEIRO. DETERIOROU-SE E FOI VANDALIZADA.

A OBRA ESTEVE “EM COMA”

ESTAVA “EM COMA” HÁ MAIS DE TRÊS ANOS. NÃO FALAVA, E NINGUÉM FALAVA DELA. FOI PRECISO, COMO QUE RESSUSCITÁ-LA. E É JUSTO QUE SE DIGA QUE ALGUÉM SE PORTOU MAL, JÁ ENTENDEMOS, MAS QUE HOUVE QUEM CUMPRISSE, COMO O ENGº. MICHAELLE DA FISCALIZAÇÃO E A COMPETENTE E EFICIENTE EQUIPA DO SUCH.
UMA OBRA QUE PARECIA CONDENADA, TANTOS ERAM OS DEFEITOS, OS EMBARAÇOS E AS EXIGÊNCIAS, QUE CRESCIAM SEMPRE QUE RESOLVÍAMOS UM PROBLEMA, EMBORA AINDA COM VÁRIAS CORRECÇÕES E REPARAÇÕES A FAZER, COMO AS FACHADAS, A CUSTOS DO EMPREITEIRO,VAI COMEÇAR A CUMPRIR A SUA MISSÃO.

ESTADO NÃO PAGA O NECESSÁRIO

ESTÃO RESOLVIDOS UNS PROBLEMAS, SABEMOS QUE OUTROS VIRÃO. É QUE SE TRATA DE UMA VALÊNCIA COM EXPLORAÇÃO EXIGENTE E DIFÍCIL. PORQUE OBRIGA A GRANDE PLAFOND FINANCEIRO PARA SUPORTAR ATRASOS DO SISTEMA, MAS SOBRETUDO PORQUE A COMPARTICIPAÇÃO DO GOVERNO NÃO É JUSTA NEM O NECESSÁRIO. MUITAS INSTITUIÇÕES DE PEQUENA DIMENSÃO, OU QUE NÃO TEM HERANÇAS, LEGADOS OU RENDIMENTOS COMO A NOSSA, ESTÃO A SER ASFIXIADAS FINANCEIRAMENTE PELOS DESEQUILÍBRIOS CAUSADOS PELAS UCCS. NÃO SE COMPREENDE COMO SE PAGA 90 EUROS NA MÉDIA DURAÇÃO E 60 EUROS APENAS NA LONGA DURAÇÃO. E UMA UNIDADE DESTAS EM MONTALEGRE TEM ESTES PROBLEMAS, MAS AINDA GASTA MAIS TRÊS MIL EUROS POR MÊS DE AQUECIMENTO QUE UMA IGUAL EM BRAGA OU NO PORTO, COMO ALIÁS ACONTECE COM AS EMPRESAS E FAMÍLIAS QUE TEIMAM EM FICAR AQUI. AQUI HÁ NOVE MESES DE INVERNO …
É, PORTANTO, DIFÍCIL, MESMO COM A AJUDA DO ESTADO QUE VAI PRATICAMENTE DUPLICAR O APOIO FINANCEIRO À MISERICÓRDIA DE MONTALEGRE.
O GOVERNO VAI DUPLICAR O APOIO À MISERICÓRDIA DE MONTALEGRE! É VERDADE. DITO ASSIM, ATÉ PARECE MUITO BOM, E ATÉ SERVE PARA AQUELE TIPO DE NOTÍCIAS, DE QUEM NÃO SABE DO QUE FALA OU SE MOVE PELO PRECONCEITO CONTRA O ESTADO SOCIAL

OFERECEMOS A OBRA AO ESTADO …

E EU PODIA DIZER AQUI O SEGUINTE: NÃO QUEREMOS A AJUDA, NÃO QUEREMOS O DINHEIRO, NÃO QUEREMOS ASSINAR O ACORDO DE COOPERAÇÃO. TEMOS A OBRA FEITA E, ACHO QUE O SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA TAMBÉM CONCORDARIA, ESTAMOS DISPONÍVEIS PARA A ENTREGAR, GRATUITAMENTE, AO ESTADO, E O MINISTÉRIO DA SAÚDE QUE COLOQUE LÁ OS 40 PROFISSIONAIS E QUE A PONHA A FUNCIONAR!
CLARO QUE ISTO NÃO VAI ACONTECER (O MINISTÉRIO NÃO ACEITA) PORQUE UMA CAMA NA UCC CUSTA ENTRE 60 E 90 EUROS E NOS HOSPITAIS CUSTA MAIS DE 230 EUROS POR DIA.

O ESTADO SOMOS TODOS

QUER ISTO DIZER QUE A MISERICÓRDIA, AS INSTITUIÇÕES QUE O ESTADO APOIA, GASTAM MENOS, ALARGAM OS SERVIÇOS, CHEGAM A MAIS PESSOAS E, SE RECEBEM AJUDA, TAMBÉM AJUDAM O ESTADO. E É ASSIM QUE DEVE SER, PORQUE O ESTADO SOMOS TODOS.
E É POR ISSO QUE CÁ ESTAMOS, A MISERICÓRDIA, COMO TODAS AS INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL. PARA COOPERAR COM O GOVERNO, E REMTABILIZAR OS LIMITADOS RECURSOS, BENEFICIANDO ASSIM MAIS PESSOAS E MAIS TERRITÓRIOS QUE, DE OUTRA FORMA, SERIAM EXCLUIDOS OU MARGINALIZADOS DO ESTADO SOCIAL. GANHAM AS PESSOAS, GANHA O PAÍS.
IPSS COM 177 POSTOS DE TRABALHO DIRETO NO CONCELHO
E HÁ QUE NOTAR QUE AS ENTIDADES DO SETOR SOCIAL E SOLIDÁRIO, ASSEGURAM UM CONTRIBUTO DE 3,8% NO PIB E SÃO RESPONSÁVEIS POR 6% DO EMPREGO NACIONAL. E NO NOSSO CONCELHO ESSE IMPACTO SERÁ AINDA MAIOR: 177 POSTOS DE TRABALHO, REPITO: 177 POSTOS DE TRABALHO DIRETOS A PRESTAREM SERVIÇO TODOS OS DIAS A 565 PESSOAS, ENTRE AS QUAIS 30 COM DEFICIÊNCIA.

CÂMARA, COMO ESTE GOVERNO, MERECE SER DISTINGUIDA

O QUE SERIA DESTES EMPREGOS, MAS, SOBRETUDO, QUEM ATENDERIA AS PESSOAS QUE PRECISAM SE NÃO FOSSE A CRUZ VERMELHA, A ASSOCIAÇÃO O CAMPO, A ASSOCIAÇÃO SOCIAL E CULTURAL DE PAREDES, O CENTRO PAROQUIAL DE VILA DA PONTE, O CENTRO PAROQUIAL DE VILAR DE PERDIZES, O CENTRO PAROQUIAL DE CABRIL, A ASSOCIAÇÃO BORDA D` ÁGUA, A CERCIMONT, A MISERICÓRDIA?!
TERÍAMOS O ESTADO AQUI À NOSSA PORTA SE NÃO FOSSE ATRAVÉS DAS INSTITUIÇÕES?
É PARA ISSO QUE CÁ ESTAMOS, PORQUE SOMOS PARCEIROS DO ESTADO SOLIDÁRIO, NO COMBATE À POBREZA, NA LUTA PELAS DESIGUALDADES, NO COMBATE À DESERTIFICAÇÃO DAS ZONAS DESFAVORECIDAS.
É POR ISSO QUE A MISERICÓRDIA AQUI ESTÁ, TAMBÉM COM A CÂMARA, QUE, COMO ESTE GOVERNO, MERECE SER DISTINGUIDA PELO INVESTIMENTO E PELO CONTINUADO TRABALHO NO APOIO E VALORIZAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO NOSSO CONCELHO.
MUITO OBRIGADO.

27/4/2018
O PROVEDOR
FERNANDO RODRIGUES