geral@misericordiamontalegre.pt             276 512 266             Siga-nos Facebook

Notícias

24 Maio, 2016

«DIA DA SEGURANÇA SOCIAL» assinalado

ss – Provedor marcou presença

Fernando Rodrigues, Provedor da Misericórdia de Montalegre esteve, dia 9 de maio, presente no assinalar do «Dia da Segurança Social», iniciativa promovida pelo Ministro do Trabalho e Segurança Social, que contou com a participação de organizações e instituições nacionais desta área que cooperam com o Governo neste setor social e solidário mais ligado às pessoas.

Para o Provedor, a «Segurança Social solidária, dá coesão e ajuda a economia. É também uma obrigação de humanismo» referiu, no final da cerimónia.

A presidir o momento, esteve Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que evidenciou esta efeméride como «o dia que serve também para reconhecer a dedicação e o apoio de todos os que trabalham nas 4.700 instituições do país.»

O Ministro referiu ainda que «é obrigação do Governo promover os apoios sociais mas, mais importante ainda, combater as causas que colocam as pessoas em situação de carência ou dificuldade.» E lembrou a promessa para cumprir, de «criar uma nova prestação para as pessoas com deficiência.»

Foram entregues Medalhas de Honra da Segurança Social a três personalidades que se distinguiram na defesa e causas da Segurança Social e da Solidariedade.

«Dia Mundial da Segurança Social»

8 de Maio é o «Dia Mundial da Segurança Social», data em que se criou o primeiro Ministério do Trabalho e Segurança Social.

A Segurança Social é o conjunto de regimes de proteção dos cidadãs. Neste dia, por todo o lado, realizam-se comemorações para assinalar a criação do sistema e defesa de uma comunidade mais justa e igualitária.

Em Portugal, para refletir sobre o pilar da proteção social, que deve ser pública, solidária e universal, numa sociedade cada vez mais desigual, o Governo promoveu uma sessão comemorativa, hoje, 9 de maio, no Teatro da Trindade em Lisboa